Sacrodinia (dor no sacro) - definizione. Che cos'è Sacrodinia (dor no sacro)
Diclib.com
Dizionario ChatGPT
Inserisci una parola o una frase in qualsiasi lingua 👆
Lingua:

Traduzione e analisi delle parole tramite l'intelligenza artificiale ChatGPT

In questa pagina puoi ottenere un'analisi dettagliata di una parola o frase, prodotta utilizzando la migliore tecnologia di intelligenza artificiale fino ad oggi:

  • come viene usata la parola
  • frequenza di utilizzo
  • è usato più spesso nel discorso orale o scritto
  • opzioni di traduzione delle parole
  • esempi di utilizzo (varie frasi con traduzione)
  • etimologia

Cosa (chi) è Sacrodinia (dor no sacro) - definizione

Dor no peito; Dor torácica não-cardíaca

Sacro         
adj.
O mesmo que "sagrado".
Fig.
Venerável.
Anat.
Diz-se do osso triangular, que está na parte inferior da columna vertebral.
Relativo a êsse osso.
m.
Osso sacro.
(Lat. "sacer")
Dor neurogênica         
  • Via termoalgésica, ascendente, espinotalâmica (em inglês)
Dor neurogênica (do grego -genesis, origem) é uma sensação desagradável originada diretamente por lesão do sistema nervoso. Pode ser uma sensação queimante se afeta uma das vias termoalgésicas, uma sensação perfurante se afeta uma das vias tácteis ou um formigamento ou dormência se afeta uma das vias protopáticas.
sacro         
adj (lat sacru)
1 Sagrado.
2 Digno de respeito ou veneração: Os sacros direitos do Homem.
3 Relativo ao osso sacro
Antôn (acepção 1): profano. sm
1 Anat Osso ímpar, mediano, simétrico, em forma de pirâmide com o vértice voltado para baixo, resultante da soldadura das vértebras sacras, situado entre os ilíacos e concorrendo com eles para formar a bacia.
2 Zool Osso formado pela ancilose de duas ou mais vértebras entre as regiões lombar e coccígea
S. colégio: o colégio dos cardeais.
elem comp (lat sacru) Denota relação com o sacro: sacrovertebral.

Wikipedia

Dor torácica

A dor torácica é uma dor ou desconforto no tórax, geralmente na parte da frente deste. Pode ser descrita como aguda, maçante, pressão, peso ou aperto. Os sintomas associados podem incluir dor no ombro, braço, abdome superior ou mandíbula, juntamente com náusea, sudorese ou falta de ar. Ela pode ser ou não relacionada ao coração. A dor devido ao fluxo sanguíneo insuficiente para o coração também é chamada de angina pectoris. Aqueles com diabetes ou os idosos podem ter sintomas menos claros.

Causas graves e relativamente comuns incluem síndrome coronariana aguda, como ataque cardíaco (31%), embolia pulmonar (2%), pneumotórax, pericardite (4%), dissecção da aorta (1%) e ruptura esofágica. Outras causas comuns incluem doença de refluxo gastroesofágico (30%), dor muscular ou esquelética (28%), pneumonia (2%), zoster (0,5%), pleurite, transtornos traumáticos e de ansiedade. A determinação da causa da dor torácica é baseada no histórico médico de uma pessoa, um exame físico e outros exames médicos. Cerca de 3% dos ataques cardíacos, no entanto, são inicialmente perdidos.

O manejo da dor torácica é baseado na causa subjacente. O tratamento inicial geralmente inclui os medicamentos aspirina e nitroglicerina. A resposta ao tratamento geralmente não indica se a dor está relacionada ao coração. Quando a causa não é clara, a pessoa pode ser encaminhada para avaliação adicional.

A dor torácica representa cerca de 5% dos problemas apresentados ao pronto-socorro. Nos Estados Unidos, cerca de oito milhões de pessoas vão ao pronto-socorro com dor no tórax por ano. Destes, cerca de 60% são internados no hospital ou em uma unidade de observação. O custo das visitas de emergência por dor torácica nos Estados Unidos é superior a oito bilhões por ano. A dor torácica é responsável por cerca de 0,5% das visitas de crianças ao pronto-socorro.